Cinco fatores de sucesso que comprovam a importância da sonorização musical

A música está ganhando cada vez mais destaque, mas desta vez longe dos palcos. Ela tem sido utilizada como importante plataforma capaz de conectar marcas e pessoas no varejo. O simples fato de tocar músicas em um ambiente comercial, seja ele de qualquer tipo, é capaz de proporcionar ao consumidor uma experiência de compra diferenciada, agradável e até incrementar as possibilidades de vendas.


O envolvimento sonoro é um dos fundamentos do marketing sensorial e por meio da ambientação musical podemos atrair e reter a atenção dos clientes em meio a um mundo repleto de informações e dispersões.


Diante deste cenário, compartilho cinco fatores de sucesso que comprovam a importância da sonorização musical no ponto de venda:


1 - Aumenta a permanência do consumidor na loja: mesmo inconscientemente percebemos tudo auditivamente e isso pode influenciar nossas decisões. Um ambiente comercial com boa programação musical faz seus consumidores se sentirem bem. De acordo com pesquisas, um som agradável pode elevar em até 38% o tempo que os clientes permanecem no PDV.


2 - Potencializa o impacto e a percepção das marcas na mente do consumidor: music branding e sound design são duas disciplinas de marketing que trazem excelentes resultados. Elas ajudam a marca a formar sua própria personalidade e a se comunicar com seus clientes de maneira própria, gerando diferenciação em relação aos concorrentes.


3 - Estimula o consumo e aumenta as vendas: alguns estudos apontam que um ambiente musical é capaz de aumentar as compras em até 30%, considerando ainda que 60% das decisões de compra são tomadas dentro das lojas. Esses dados não podem ser ignorados, pois provam o quanto a música inserida na jornada do shopper, dentro do ponto de contato presencial, agrega valor para o cliente, proporcionando uma recepção diferenciada e fazendo com que se sinta mais à vontade.


4 - Gera receita com espaços publicitários: além das músicas é possível inserir spots em meio à programação, destacando serviços ou produtos específicos e até promoções. O estabelecimento pode obter lucro por meio da comercialização desses espaços com seus fornecedores e, até mesmo, parceiros para gerar receitas, promovendo descontos na aquisição de produtos.


5 - Estimula o ambiente corporativo: a ambientação musical também é uma opção usada para estimular os colaboradores da empresa. Entre outras funções, ela cria um ambiente estimulante de trabalho em todos os setores. Ademais, contribui bastante para a integração dos colaboradores, promovendo maior produtividade da equipe e criando condições mais favoráveis para aumentar as vendas.


Assim como o layout de uma loja é importante, a linguagem da comunicação sonora e a experiência sensorial são muito relevantes para o consumo. Contudo, não basta apenas sintonizar o rádio em qualquer estação. Para se definir uma programação musical adequada no PDV, muitos fatores devem ser estudados e alinhados à proposta comercial. Devem também ser levados em conta aspectos como ambiente, posicionamento da marca, produtos e o perfil dos clientes.


Não é nenhum bicho de sete cabeças. Experimente lançar mão desses recursos e faça do seu ponto de venda um verdadeiro hit de vendas. Saiba mais sobre a Única Identidade Musical e comece agora mesmo a ter benefícios com as músicas certas para seu negócio. Autor: André Ranschburg - Editado por Unica. Fonte: Cliente SA