top of page

Como a música influencia no comportamento de compra?


Homem sorrindo e fazendo compras. Foto de Computador, Mobile e Fone de Ouvido - UNICA RADIO MUSIC BRANDING IDENTIDADE MUSICAL

A experiência que um cliente vive no ponto de vendas é o fator mais importante para torná-lo um consumidor fiel. O comportamento de compra é como um grupo de pessoas, ou um indivíduo, escolhem aquilo que desejam adquirir ou que loja pretendem frequentar.


O comportamento é moldado por nossas experiências e nos acompanha pela vida.


Fatores ambientais, econômicos, tecnológicos, políticos e culturais são alguns dos motivos que provocam mudança no comportamento de compra, mas há coisas que toda marca bem-sucedida pode fazer no PDV para influenciar positivamente a decisão de compra.


Hoje vamos abordar a música, um fator ambiental para fazer com que as compras sejam mais prazerosas para o seu cliente.


Como a música influencia no ponto de vendas?


As músicas de fundo, que ouvimos em shoppings e supermercados, não estão ali apenas porque o empreendedor ou os funcionários gostam delas. Embora ainda existam ambientes que toquem canções sem segundas intenções (como lojas de bairro e pequenos mercados que não têm forte concorrência em suas regiões), a maioria das empresas opta pela música como estratégia.


Na hora de escolher o que é tocado é preciso pensar bem. A música nos locais de compra tem tanto benefício quanto prejuízo. Sons podem fazer com que seu consumidor se apaixone pela loja e compre mais, pois, se sentem bem naquele ambiente. Mas também conseguem provocar uma reação visceral nas pessoas que detestam um determinado ritmo ou se sentem expostas demais a uma banda.


Mesmo considerando quem não gosta de ouvir músicas no ponto de venda, ainda assim teremos uma porção de resultados positivos para as empresas que escolhem tocá-las. Conheça alguns estudos publicados pela Business Insider para explicar como e por que as músicas geram vendas no varejo.


A música deve contemplar o público-alvo


Areni & Kim, dois pesquisadores de comportamento, descobriram em 1993 algo que deveria nos parecer óbvio: são mais bem-sucedidas as empresas que escolhem a música certa para promover seus produtos junto aos clientes.


É por isso que, ao longo de seu levantamento, notaram que usar música clássica para vender mais em lojas de vinho é melhor do que tocar os hits mais pops na Billboard. O uso de sons como os feitos por Beethoven e Chopin também têm outro grande benefício: eles aumentam o ticket médio. Clientes que compram com essas trilhas ao fundo se sentiam mais inclinados a adquirir garrafas de vinho de maior valor.


Restaurantes com música clássica também vendem mais que aqueles que não possuem nenhuma trilha sonora. O único “porém” detectado nas pesquisas foi que esse tipo de música pode afastar clientes que a associam com um público de renda elevada.


Músicas nos indicam o que comprar


Também concentrando-se nos varejistas de vinho, os pesquisadores North, Hargreaves & McKendrick descobriram que a música pode influenciar exatamente que produtos pegar nas prateleiras. Quem ouve títulos franceses está mais propenso a comprar vinhos da França e o mesmo acontece com a música italiana, espanhola e alemã.


Curiosamente, o mesmo estudo também nos mostra como as músicas de espera nos serviços de atendimento por telefone são tão populares. Desde que começaram a ser utilizadas, boa parte das marcas perceberam que conseguiam fazer os clientes ficarem conectados às linhas por mais tempo.


Andamentos diferentes provocam reações diferentes


Músicas mais leves, como as que servem como plano de fundo de “lounges” e “spas” trazem resultados incríveis também no comércio varejista.


É que elas fazem com que o consumidor se demore e compre mais. Segundo os experts Milliman, Caldwell & Hibbert, músicas mais calmas nos deixam com a percepção de que não passamos tanto tempo assim na loja.


Já as canções mais rápidas funcionam melhor para estabelecimentos em particular, como supermercados. Quanto mais velozes, agitadas e “pra cima” forem essas trilhas sonoras, mais rapidamente os clientes passaram pela loja, mas isso não fará com que o ticket médio diminua. Apenas que mais pessoas sejam atendidas.


O que fazer para montar uma trilha para a loja?


Agora que você já conhece os efeitos da música na performance do varejo, deve estar se perguntando como se beneficiar do recurso também. Uma loja com música deve, antes de tudo:


Escolher músicas de acordo com uma estratégia!


Sem definir o que a música fará pela sua empresa é muito difícil montar uma rádio corporativa. Por isso, a primeira pergunta que você precisa fazer é: o que quero conquistar com essa trilha?


Se precisa que os clientes passem mais tempo na sua loja, comprem mais ou apenas tenham uma experiência de compra confortável, é preciso apontar isso primeiro para decidir se a música será capaz de influenciar o comportamento de compra.


Conhecer melhor seu público-alvo


As pessoas que compõem seu público-alvo são muito parecidas. Em comum, podemos citar que todas elas têm interesses nos produtos que vende, gostam de adquiri-los na sua loja e estão propensas a fazerem isso novamente, precisando apenas de um empurrãozinho.


Há muito mais sobre o que elas compartilham entre si que você desconhece. Suas personas podem ser fãs da mesma banda e frequentarem outros ambientes parecidos.


São essas coisas em comum que diferenciam seu público, e uma pesquisa de mercado lhe ajudará a entender o que tocar na rádio corporativa.


Pesquisar os gêneros que trazem mais resultado


Os temas das músicas são também muito importantes para quem quer utilizá-las na loja. As letras e ritmos devem não apenas atender ao seu público-alvo, mas fazer você e seus funcionários se sentirem confortáveis com o que ouvem.


Faça testes e descubra quais delas aumentam, simultaneamente, a performance dos seus colaboradores e conquistam os objetivos da sua estratégia.


Contratar uma equipe especializada em experiências


Marcas que trabalham com o desenvolvimento de experiências estão aí para fazer com que seu projeto seja um sucesso. Considere estabelecer uma parceria com essas marcas para obter melhores resultados. A UNICA RÁDIO - Identidade Musical desenvolve a mais de uma década a Identidade Musical e gerencia playlists para centenas de lojas, restaurantes, bares, academias, hotéis, eventos e muito mais.


A UNICA estuda detalhadamente o perfil da empresa e de seus clientes para criar playlists exclusivas, alinhadas ao negócio. Um método estratégico para atingir resultados expressivos!


Qual o desafio da música em influenciar o comportamento de compra?


Uma porção de lojas tocam músicas constantemente e esse fator não impacta os rendimentos que conquistam no fim do mês. Isso acontece porque há um grande desafio na implementação dessa estratégia.


Músicas são percebidas sensorialmente e de maneira particular para cada ouvinte. O que quer dizer que podem não passar a mensagem que queremos. Um som super alegre para você pode ser irritante para um cliente.


Tentativa e erro vão ajudar. Monitore como as músicas são recebidas pelos shoppers e observe se elas estão realmente fazendo bem à experiência de compra.


O mesmo tipo de música pode ser aplicado a vários segmentos e o fato de que um ritmo é mais visto nos shoppings do que nas lojas de rua não é o suficiente para descartá-lo dentre as opções. Se no seu segmento está fazendo um investimento em música para influenciar no comportamento do consumidor, há grandes chances de sua loja sair na frente e ser mais bem-sucedida que a concorrência.


Fonte: Alice Wonders Blog. Editado por ÚNICA.

bottom of page